Início » Trabalho » 5 dicas para ser mais criativo no trabalho

5 dicas para ser mais criativo no trabalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
  1. Busque inspiração e seja curioso 

Nossa criatividade precisa ser estimulada! Busque inspiração e se mantenha atualizado: leia livros, visite exposições de arte, ouça música, assista à filmes. Nossa criatividade precisa de repertório e buscar referências para se inspirar é essencial para quem quer ser criativo. Mantenha-se informado até sobre assuntos que parecem irrelevantes, seja curioso até de “cultura inútil” – a inspiração está em todos os lugares.  

  1. Encontre sua zona de conforto (e fuja dela)  

É comum que na rotina atribulada nossa criatividade fique adormecida. É muito difícil ter novas ideias fazendo sempre as mesmas coisas e buscando nos mesmos lugares. Varie seu local de trabalho, mude a ordem das tarefas, aceite novos desafios ao longo dos dias – até variar o caminho até o trabalho ou o mercado é válido para deixar seu cérebro mais ativo.  

  1. Anote tudo (mesmo!)  

Teve um sonho? Anote. Teve uma ideia que parece insignificante? Anote. Ouviu uma sugestão legal? Anote. Anote tudo que lhe causar o mínimo de inspiração. Algumas ideias geniais são a evolução de outras não tão geniais assim, por isso, anote tudo para não se esquecer de nenhuma delas.  

  1.  Evolua seus erros 

Lembra que as ideias geniais são a evolução de outras não tão geniais assim? Os seus erros também podem evoluir. Por isso, aprenda com eles! Entenda onde você errou, por que errou e recalcule a rota até acertar. A solução de problemas também exige criatividade, então, desafie-se a fazer diferente até encontrá-la. 

  1. Troque ideias e escute quem te inspira 

As pessoas também são uma fonte de inspiração. Debata suas ideias com pessoas em quem confia e escute a ideia de outras pessoas. A troca entre seres humanos é sempre rica e pode acrescentar muita coisa a você. Então, seja numa mesa de bar ou no café do escritório, troque suas experiências com outras pessoas e encontre ainda mais inspiração.  

Dica extra!  

Exercite sua criatividade solucionando problemas, até os que não são seus. A solução de problemas sempre exige criatividade e exercitá-la vai te ajudar a pensar em saídas inusitadas, novos desafios e passos diferentes dos que você está habituado a tomar na sua rotina.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.