Manifesto

Welcome Tomorrow

#1 Precisamos resgatar o movimento

O sedentarismo é uma das grandes epidemias do nosso século. Parece que tudo se movimenta para que a gente fique cada vez mais parado. Trabalhamos mais e ficamos mais tempo sentados, ficamos com fome e com poucos cliques a comida chega até a nossa porta, precisamos ir de um lugar ao outro e há uma série de meios de locomoção disponíveis para nos levar onde quisermos. Para a Welcome Tomorrow, mobilidade vai muito além do modal, de como você escolhe ir do ponto A ao B. Mobilidade começa com sua própria história, em como você se movimenta na vida e não só nas cidades. Precisamos nos tornar seres mais ativos e com liberdade para fazer nossas próprias escolhas. Precisamos resgatar o movimento, físico, mental, financeiro e emocional.

#2 Você é dono do seu tempo

Nada é mais importante do que o seu tempo. Desde o começo da humanidade, nós tentamos encontrar uma forma de controlá-lo, mas foi somente na Era Industrial que surgiu o tão temido relógio. Aquele que conta, regula e devora, que te faz correr e viver de forma acelerada. Perdemos tempo no trânsito indo e voltando do trabalho, perdemos tempo em filas de restaurantes, em ligações intermináveis para resolver problemas, perdemos tempo esperando atendimento em bancos, reuniões ou consultórios. Parece que o mundo se movimenta roubando o nosso próprio tempo. Mas não são as horas, minutos e segundos que, de fato, o definem. Para a Welcome Tomorrow, tempo é vida. Às vezes, temos a visão errada de que precisamos de mais tempo na nossa vida, mas, na verdade, o que a gente precisa é aproveitar melhor o tempo que já temos. Nós acreditamos que falar sobre o futuro é fazer você resgatar o protagonismo da sua vida e da sua história. E isso significa que você precisa voltar a ser dono do seu próprio tempo. Aprender a torná-lo mais produtivo, flexível, equilibrado. O futuro do trabalho, com certeza, vai passar por uma redefinição de tempo e espaço. Um novo mundo que será cada vez mais anytime e anywhere.

#3 A imaginação que leva até o amanhã

Estamos na era do conhecimento abundante e muito mais acessível. Se você precisa saber alguma informação, há uma grande chance de uma rápida busca no Google resolver o seu problema. Mas a grande questão é que estamos armazenando nosso conhecimento na nuvem e não mais em nossas mentes. Ao mesmo tempo, estamos educando as pessoas do mesmo jeito há 150 anos. Um sistema educacional que limita a imaginação. Todos fomos crianças criativas, mas acabamos nos tornando adultos repetitivos, padronizados e com pouca capacidade de pensar fora da caixa. Uma geração que tem dificuldade de formular pensamento crítico e que cria pouco. Para a Welcome Tomorrow, o futuro exige que a gente recupere a imaginação de criança. Porque para realizar, é preciso, primeiro, imaginar. Nossa mente é o único modal capaz de nos levar para qualquer lugar, sem limite de tempo ou de espaço.

#4 Olhar para o futuro é resgatar o passado

Welcome Tomorrow, bem-vindo ao amanhã. Uma mensagem clara de que estamos olhando para o que está por vir. Para aquilo que é incerto e que ainda não conhecemos. Para o novo que é impulsionado pela tecnologia. Mas não é só isso. Para a WTW, repensar o futuro também é resgatar o passado. Ninguém consegue construir nada novo se não souber honrar a sua própria história. Muitas das vezes, as inovações nada mais são do que versões repaginadas do ontem: a carona virou o carsharing, o rádio que agora é podcast, o acolher pessoas em casa que é muito Airbnb, e até o carro elétrico, que na verdade, nasceu em 1835. Sempre quando viajamos para conhecer um país novo é quase que obrigatório visitar o centro histórico, o lugar onde estão as raízes daquele povo e daquela cultura. Precisamos olhar dessa mesma forma para as nossas cidades e o nosso futuro. Pensar no amanhã, começar a construí-lo hoje, mas sem esquecer do que já vivemos. Não existe nada mais nobre do que reconhecermos nossa história enquanto caminhamos para o futuro.

#5 O mundo precisa de mais mulheres na liderança

Em um país onde as mulheres são mais da metade da população, é preciso incentivar a participação feminina em várias frentes. Dar oportunidade e voz para que as mulheres sejam construtoras do amanhã. Porque, para a Welcome Tomorrow, o mundo só terá empresas mais humanas quando mais mulheres estiverem em cargos de liderança. Lutar por esse protagonismo não é colocar mulheres e homens em lugares opostos e excludentes, pelo contrário, é unir as diferenças. Fazer florescer um mundo mais igualitário nas oportunidades e mais diverso em olhares e pensamentos. Isso não é só uma questão de gênero, mas de humanidade. Mais mulheres no comando significam bons negócios para as empresas, para as cidades e para o mundo. Um futuro mais justo e melhor para todos.

#6 Seja Generoso

Estamos nos deparando com uma era de muito individualismo e pouca generosidade. Não é por acaso que os livros mais vendidos são aqueles que te ensinam a ter mais sucesso, ser mais rico e mais feliz. Tudo para resolver o problema do “eu” e nunca o de “nós”. Perdemos o interesse de olhar para o outro e esquecemos que uma simples reflexão sobre o “como posso te ajudar?” pode mudar o curso das coisas. Ao pensar em como você pode fazer a diferença na vida de alguém você estará transformando a sua própria trajetória. Ao ser generoso com outras pessoas uma onda de generosidade ainda mais arrebatadora vai chegar até você. Para a Welcome Tomorrow, não existe vida feliz se ela não for útil. Precisamos fazer da nossa jornada um instrumento de contribuição para a sociedade e para o mundo. Porque a melhor história é sempre a que transforma a vida do outro.

#7 O amanhã pertence a todo mundo

O futuro pertence às pessoas e só será verdadeiramente transformador se for de todos. A Welcome Tomorrow acredita em um amanhã de menos objeções e mais oportunidades. Queremos fazer do evento um espaço onde todos possam sonhar e realizar e isso significa aproximar todas as tribos. Vemos muitas lutas ganhando força, mas parece que elas acontecem de forma isolada. A WTW tem convicção de que está na hora de estourar essa bolha, unir propósitos, caminhar junto. Porque toda força só encontra sua potência máxima quando compartilhada com outras pessoas. Qualquer movimento só é realmente transformador se for feito em conjunto. O futuro só será incrível se for construído em comunidade.

#8 O que importa é o que nos une

Seguimos a vida olhando mais para o que nos separa e esquecemos daquilo que nos une. Para o que é comum a todos nós: a nossa humanidade. No fim, tudo será sobre pessoas. Não importa o meio escolhido para que isso se manifeste. Se você conseguir resgatar sua humanidade, você será uma pessoa mais justa, amorosa, grata, gentil. Você saberá ultrapassar as barreiras das diferenças porque o que vai prevalecer são os valores que todos temos em comum. Em tempos de extremismo e de intolerância, a Welcome Tomorrow propõe o respeito e a empatia, pois só assim seremos verdadeiramente completos em nossa humanidade. Como humanos, queremos as mesmas coisas, a mesma paz, a mesma aceitação, as mesmas oportunidades e, se olhássemos assim, nos uniríamos para diminuir os abismos que nos separam ao invés de aumentá-los. Está na hora de derrubar os muros e ser um construtor de pontes.

#9 Em terra de robô, quem tem coração é rei

A Welcome Tomorrow vai muito além da tecnologia ou inovação. O nosso propósito é que o coração seja resgatado, que as pessoas aprendam a amar o que fazem mais do que fazer o que amam. Porque quando você passa a vida buscando fazer o que ama, o que te define não é quem você é e sim o que você faz. Como se para ser feliz dependêssemos do fazer algo. Mas quando você inverte isso e decide amar o que você faz, tudo muda. Porque a essência não está no fazer e sim no ser. Porque você é, você ama e coloca seu coração em tudo o que faz, independente do que seja. Se você amar o que faz, o jogo muda e, o mais importante, você muda.

#10 Todo mundo tem a chance de recomeçar

Quando conhecemos histórias de recomeço, elas têm, em sua grande maioria, um momento de virada. Um acontecimento, um breakdown, que faz a pessoa pensar: “o que eu estou fazendo com minha própria vida?”. Pode ser a descoberta de uma doença, um acidente, um término doloroso ou uma crise de estresse que te obriga a parar tudo o que está fazendo. Um momento que te faz ter que diminuir o ritmo, cuidar da saúde, pedir perdão, trocar de emprego, repensar a maneira como você está construindo sua própria trajetória. O que a Welcome Tomorrow quer dizer é: não espere esse acontecimento. Recomece sua vida. Agora. Não fique como um mero espectador aguardando esse ponto de virada. Tome uma atitude e assuma o protagonismo da sua própria história. Todo mundo tem o direito de recomeçar.